Você já parou para pensar em quem é responsável por transportar a maioria das coisas que você tem em casa? Você que está lendo este artigo, olhe para o lado e reflita.
Desde móveis a alimentos, 60% dos produtos que hoje estão em lares e empresas passam pelas estradas, percorridas por profissionais que ganham a vida através do transporte.
A jornada de trabalho é intensa, e muitas vezes não tem hora para começar e acabar, somente uma rota traçada para o destino final: abastecer as cidades brasileiras.
Jornada intensa requer atenção para o autocuidado
Percorrendo muitas vezes mais de 9 mil km por mês e trabalhando em média 11h por dia, muitas vezes 7 dias por semana, os desafios dos caminhoneiros são grandes. Lidar com as instabilidades do frete, falta de segurança, má estrutura nas estradas, e até mesmo ter tempo para cuidados com a própria saúde e família são alguns dos problemas mais críticos relatados pelos profissionais.
Apesar disso, conhecer novos lugares, culturas e pessoas são algumas das recompensas que a vida na estrada proporciona. Além do amor pela profissão, claro!
Neste artigo, iremos trazer algumas dicas para os profissionais da estrada que, muitas vezes, não têm tempo para cuidar de detalhes que podem fazer a diferença no dia a dia:
1: Descanso
Apesar da rotina árdua, priorizar o tempo de descanso é fundamental para seguir pela estrada com segurança. Muitos caminhoneiros possuem dia e horário para realizar as entregas, então a dica para cumprir os prazos e ainda ter o máximo possível de qualidade de vida é o planejamento entre as viagens.
2: Planejamento
Como citado acima, o planejamento pode ser aliado em diversos aspectos, mas principalmente para a segurança do motorista e as vidas que circulam pelas estradas. Reserve um tempo, reveja a rota, faça paradas estratégicas e com o máximo de aproveitamento do tempo possível.
3: Alimente-se bem e beba água
Estar na estrada, muitas vezes por horas e horas, faz com que a alimentação do motorista seja deixada de lado. A recomendação é consumir alimentos saudáveis, como frutas, cereais, sucos e pelo menos 2 litros de água por dia, alimentos e bebidas que podem estar ao lado do profissional facilmente durante a viagem. Comer muito antes de pegar a estrada NÃO é recomendado, devido a alta circulação de sangue no estômago, que pode causar sonolência.
4: Paciência
As estradas brasileiras contemplam a circulação de milhares de pessoas por dia, que também são responsáveis por transportar e movimentar a economia do país. Ter paciência, foco e atenção na estrada é fundamental para a segurança de todos.
5: Adesão à tecnologia
A tecnologia faz parte cada vez mais da vida de todos, e isso não é diferente nas estradas. Inovações como GPS e recursos eletrônicos têm gerado a oportunidade de agregar mais agilidade e otimização de tempo nas estradas. Isso, aliado a um bom planejamento, pode economizar muito tempo.
Por todo o histórico de trabalhadores que conduzem as estradas diariamente, é possível perceber a dimensão da importância que esses profissionais possuem para nossas vidas e o quanto eles fazem parte da nossa história.
Em razão disso, algumas datas nacionais e regionais celebram os profissionais que são “pé na estrada”, como o Dia do Caminhoneiro em São Paulo e o Dia do Motorista, comemoradas em junho e julho, que simbolizam e promovem ações em homenagem aos motoristas que trabalham incansavelmente por todo o país.
Para finalizar, deixamos aqui o nosso reforço e agradecimento aos caminhoneiros que se dedicam diariamente, abrindo mão muitas vezes de suas próprias vidas para abastecer as nossas. Contem com a gente!