O movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) para conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Conforme informações do Painel CNT de Consultas de Acidentes Rodoviários, em 2020, foram registrados cerca de 63.447 acidentes, o que representa 5,9% a menos do que em 2019. Apesar dos dados serem favoráveis para o período analisado, nossa missão não para por aqui.
Responsável por mais de 60% de mercadorias e equipamentos em circulação nas estradas brasileiras, o transporte rodoviário de cargas tem grande importância nessa campanha, que coloca em pauta, principalmente para as pessoas que estão às margens das estradas, trabalhadores e poder público, o tema segurança viária.
Você, motorista, como pode ajudar
A segurança no trânsito é a principal forma de ajudar a prevenir acidentes, e você pode contribuir com ações de boas práticas, como:
Pratique a direção ofensiva e defensiva;
Faça treinamentos para estar sempre apto a dirigir de forma responsável;
Use a tecnologia a seu favor, como sistemas de rotas, rastreadores etc;
Em caso de assalto, mantenha a calma e busque ajuda de forma segura;
Tenha hábitos seguros, como fazer as pausas corretas, alimentar-se bem e de forma equilibrada etc.
Você, empresa, também deve fazer a sua parte
Para que os motoristas tenham condições de dirigir em segurança, você tem o dever de proporcionar um ambiente seguro, como:
Promova treinamentos com ações que impliquem a prática nas estradas;
Ofereça tecnologias para que a viagem seja segura;
Forneça uma viagem logisticamente correta, que contemple as pausas e tempo necessário para cumprir com as entregas.
Além das ações coletivas acima, é preciso que cada pessoa pratique ações individuais de respeito, empatia e consciência de que toda atitude pode prevenir e salvar vidas.
A Atrhol apoia o Maio Amarelo e incentiva você, caminhoneiro e empresa de transporte/logística a abraçar essa causa não só em maio, mas em todos os dias do ano.
Acesse www.maioamarelo.com e conheça mais sobre a campanha.