Que o trânsito faz parte do dia a dia em todo o mundo nós já sabemos, mas como tornar o trânsito um lugar mais seguro para todos?
O Maio Amarelo é um movimento mundial, decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que tem a proposta de promover a segurança no trânsito e chamar a atenção de toda a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no mundo todo.
Conforme José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), “No Brasil, 1 pessoa morre a cada 15 minutos por causa de acidentes de trânsito. A cada 2 minutos 1 ser humano sofre sequelas por causa de ferimentos”.
Apesar das informações alarmantes, durante a pandemia da Covid-19, houve um registro de queda de acidentes no trânsito. Dados mais recentes do Infosia SP indicam que, no Estado de São Paulo, houve o registro de 402 mortes, somando vias urbanas e estradas, o que representa redução de 16,6% na comparação com o mesmo período do ano anterior, em 2019.
Como o transporte de cargas pode contribuir com os esforços do Maio Amarelo?
A segurança depende da união de esforços entre sociedade e motoristas que conduzem o trânsito. O transporte de cargas, conforme dados da Associação Brasileira dos Caminhoneiros, representa 61% nas rodovias brasileiras. Por isso, além de seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro, os transportadores devem cumprir também orientações de boas práticas, como:
Realizar a manutenção constante do veículo.
Além disso, antes de cada viagem, confira os principais itens do caminhão, incluindo os dispositivos de amarração e acondicionamento da carga.
Planejar a viagem, estipulando rotas e paradas.
Respeite e siga a rota feita para a sua viagem, sempre preconizando segurança e eficiência para realizar o transporte. Quando necessário, sinalize através do rastreador ou entre em contato com sua equipe caso tenha dificuldades.
Manter a condição física e psicológica adequada para realizar o transporte.
Estar bem física e psicologicamente é essencial para realizar um transporte seguro, pois cansaço, sono e desatenção tem um percentual importante como agentes causadores de acidentes graves.
Observar as sinalizações de trânsito disponíveis no trajeto, controlando a velocidade e mantendo uma distância segura dos outros veículos.
O CTB define três categorias de placas de sinalização:
- Sinalização vertical de regulamentação, sinalização de indicação e sinalização de advertência. Esteja atento a todas elas em seu trajeto.
O controle de velocidade atende à legislação vigente relacionada ao transporte de cargas, considerando sempre, também, a velocidade prevista em licenças especiais e trânsito, regramentos estabelecidos por clientes, apólice de seguro ou até mesmo pelo gerenciamento de risco.
Com essas orientações e a conscientização de todos para um trânsito mais seguro, a expectativa é de que muitas vidas sejam poupadas nos próximos anos nas estradas.
Conheça mais sobre o Maio Amarelo clicando aqui e faça sua parte para um trânsito mais seguro para todos.