Primeiramente, vamos começar esclarecendo o que significa ESG. A sigla vem do inglês Environmental (ambiental), Social (social) e Governance (gorvernança), ou seja, empresas com potencial para práticas que envolvam questões ambientais, sociais e gestão/políticas do negócio.
Em português falamos ASG (Ambiental, Social e Governança), nomenclatura utilizada na ATRHOL.
Cresce a adesão de empresas ao ASG, como a ATRHOL
Apesar de não ser uma novidade, o ASG vem ganhando cada vez mais força e atraído não só os consumidores, mas também investidores, indicando uma curva crescente de empresas com potencial competitivo no mercado financeiro.
Além disso, o tema impacta diretamente as áreas relacionadas a isso, como destaca o Diretor Presidente da ATRHOL, Jorge Lanzanova: "Essa é uma prática que vem se destacando entre as empresas que buscam trabalhar esses
fatores, que trazem benefícios também à sociedade onde estão inseridas, não tendo o foco somente na parte econômica e financeira, e sim sendo um complemento da gestão."
Mas como a logística se relaciona com o ASG?
Os consumidores estão cada vez mais atentos às empresas que possuem uma gestão de negócio consciente, comprometida e que promova ações que preservem e respeitem o meio ambiente e a saúde mundial.
O transporte rodoviário de cargas (TRC) e a logística estão diretamente ligados aos impactos ambientais e sociais a partir de atitudes que vão desde a direção defensiva, para a diminuição de acidentes nas estradas, à energia de combustão mais limpa e menos agressiva para o planeta. O ESG também implica em uma gestão mais humanizada e prática de políticas que valorizem os colaboradores dentro do ambiente de trabalho.
ASG já é realidade na ATRHOL
Sabendo que o TRC movimenta 60% dos bens nas estradas brasileiras, a ATRHOL entende a importância da implementamentação imediata do ASG nas empresas - práticas que já são uma realidade há mais tempo na transportadora, e que vêm melhorando, através de mais evidências.
Alguns exemplos realizados hoje na ATRHOL incluem o cuidado com fatores ambientais nas unidades, como o reaproveitamento da água da chuva, energia solar, cuidados com emissão de poluentes de caminhões e descartes, entre outras ações.
No âmbito social, diversas campanhas já são desenvolvidas, levando oportunidade de trabalho às comunidades onde estão alocadas nossas filiais com responsabilidade na implantação das unidades, incentivo ao desenvolvimento pessoal dos colaboradores e respeito no ambiente de trabalho.
Assim como outras empresas preocupadas com o resultado de suas ações no mercado e no mundo, estamos atentos para promover a diferença nos resultados, de forma ética, responsável e segura, contribuindo para um futuro ainda mais sustentável para todos.