A tecnologia já provou ser uma aliada importante no desenvolvimento de diversos setores, inclusive no transporte.
Com as diversas opções disponíveis, otimizar os processos, auxiliar na gestão e acelerar as entregas pelas estradas brasileiras têm sido os principais objetivos dessa integração tecnológica com as empresas de logística de transportes.
Chamado de logística 4.0, esse avanço é um novo cenário provocado pela alta demanda, principalmente, na indústria e agronegócio que têm aumentado o ritmo na produção para a distribuição nacional e de importação. Grande parte dessa alta se deu pela mudança de comportamento no consumo durante a COVID-19, que exigiu cada vez mais agilidade para o consumidor final.
Quais os desafios
O que antes não era uma preocupação frequente para a logística, hoje já é um diferencial competitivo. Grandes empresas de e-commerce estão em busca de distribuições aceleradas e processos automatizados, que atendam os consumidores brasileiros cada vez mais e em curto prazo e, para isso, a implementação da logística 4.0 no dia a dia precisa ser quase que imediata.
Os desafios existem, as empresas estão tendo que investir em novas tecnologias e, além disso, treinamento e capacitação para seus colaboradores estarem aptos para gerenciar e operar as novidades.
Um exemplo claro disso e dentro da realidade do setor são os caminhoneiros. Com a integração da tecnologia nos caminhões, capacitações e treinamentos são fundamentais para seguir as rotas calculadas para otimização do tempo e cumprimento do prazo de entrega.
O objetivo é único: atender e superar as expectativas diante da demanda e, ao mesmo tempo, acelerar a competitividade no mercado.
A Atrhol atua há mais de 40 anos e está preparada para auxiliar o setor através de soluções inteligentes focadas no transporte.