Diversas empresas buscam, a cada dia e cada vez mais, ações sustentáveis que possam ser executadas em suas operações. Com o transporte de cargas não é diferente.
Sendo um dos principais setores responsáveis pelo crescimento econômico do país, o transporte rodoviário de cargas conta com um grande aliado para rodar de acordo com os objetivos do ESG pelas estradas: a digitalização.
Alternativas sustentáveis contribuem para as operações logísticas
Confira alguns exemplos disso na prática, que já estão sendo implementados em nossa transportadora:
- Aproveitamento total da rota para deslocamento de veículos com cargas. Ou seja, seja para ir até o destino e voltar, os caminhões estarão sempre com alguma carga, reduzindo assim a emissão de carbono e os custos para transporte;
- Um dos principais custos é o combustível, e reduzir essa despesa é uma forma de reduzir o CO₂. Com a digitalização, é possível analisar as médias por trechos e organizar as rotas de acordo com a orientação de condução, otimizando cada viagem;
- O gerenciamento da qualidade dos processos também é uma solução que otimiza e reduz o uso de materiais. Através do uso de tecnologia, é possível fazer a automação e gestão de diversos processos na área de transportes e logística, contribuindo para a utilização racional de recursos e diminuindo o uso de papel, plástico, entre outros.
- Outra ação essencial é o treinamento das equipes, que também deve envolver mudanças no ambiente de trabalho e no próprio dia a dia dos colaboradores, que vão seguir adiante as diretrizes e compartilhar a visão sustentável da empresa.
- Além disso, a implementação de ações que promovam a preservação do meio ambiente nas unidades é fundamental. Na ATRHOL, já faz algum tempo que existem medidas significativas em ação, como a reutilização da água da chuva, uso de energia fotovoltaica, áreas de preservação ambiental e o plantio de árvores.
Os desafios existem e estão, na grande maioria, relacionados à implementação de novas estratégias.
Utilizar racionalmente os recursos naturais é uma tarefa de todos - população, empresas e órgãos governamentais.
Por isso, a sustentabilidade já ocupa grande parte dos esforços da ATRHOL, através de ações relacionadas à preservação do meio ambiente, dentro da pauta ASG.
A estrada do futuro depende de todos nós.