A importância da logística e transporte no agronegócio brasileiro
O agronegócio brasileiro apresentou, em 2020, uma alta de 1,2% , segundo a CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicadas). Como consequência disso, a alta demanda na logística de equipamentos, suprimentos e máquinas agrícolas cresceu junto, garantindo grande parte da otimização, qualidade e economia dos processos e operações do agronegócio.
Expectativas para 2021
As expectativas para o novo ano são de crescimento contínuo devido ao grande volume de cargas. Conforme resultados obtidos em 2020, o agronegócio amplia sua atuação e se torna uma das bases econômicas do Brasil. Com o investimento cada vez maior do setor em tecnologia para melhorias no campo, faz-se necessário uma logística inteligente em transportes, focada em entregas de qualidade, soluções robustas, ágeis e eficientes para atender as demandas com o máximo de empenho. A palavra-chave para 2021 será PLANEJAMENTO.
Estratégias para a logística no agronegócio
Diante deste cenário, como atender essa alta demanda de forma inteligente? Para pensar em logística dentro do agronegócio, é preciso entender as necessidades deste setor: suprimentos, produção agropecuária e distribuição.
A logística precisa ser pensada como um diferencial competitivo no mercado durante todo o ciclo do agronegócio, sempre aliada a um bom processo de produção . Então imagine que quanto mais o agronegócio possui equipamentos e recursos, mais ele produz. Quanto mais produz, mais distribuições são realizadas. Desta forma, o crescimento é instantâneo.
Se o setor do agronegócio cresce, nós crescemos juntos, oferecendo não somente soluções, mas também resultados acima das expectativas. Então é importante estar preparado para atender a demanda na dosagem certa.
A importância do transporte
Toda logística, por mais que seja bem planejada, precisa de um bom transporte. No Brasil, 65% da produção agropecuária é transportada pelas rodovias, e apenas 13,5% dessas estradas são pavimentadas.
Um dos principais desafios do transporte é estar preparado para essas estruturas, atentando sempre para as condições dos veículos de transporte, bem como o armazenamento das cargas. Transportar cargas pesadas, por exemplo, vai muito além de chegar ao destino final. Trata-se de transportá-la com o mínimo possível de prejuízo da carga e o máximo de segurança.
Estamos prontos para encarar 2021 com o agronegócio e fazer a economia girar ainda mais com inovação e empenho.
Escrito por Júnior César Haas