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NOTÍCIAS

  • 02/04/2014

    Número de roubos e furtos registrados subiu de aproximadamente 2,5 mil para 32,2 mil em nove anos   A GRISTEC (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Risco e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento) apresentou no último dia 19/3 a primeira radiografia do mercado brasileiro de rastreamento de veículos e cargas. A pesquisa apontou dados relevantes que explicam a conjuntura do transporte de cargas no que tange ao risco que a atividade se expõe. Por exemplo, o número de roubos e furtos subiu de aproximadamente 2,5 mil em 1994 – ano em que foram coletados os primeiros dados dessa categoria – para 32,2 mil em 2013, o que significa o maior pico já alcançado. Por outro lado, nesse mesmo período, 563 mil tentativas de furto ou roubo foram malsucedidas por conta da aplicação de tecnologias antifurto e centrais de monitoramento. Graças aos roubos e furtos evitados entre 2005 e 2013, foram economizados R$ 26 bilhões. Já o valor estimado das mercadorias gerenciadas ficou acima de R$ 650 bilhões. “As tecnologias e os serviços de rastreamento e gerenciamento de riscos são vitais para que as cadeias logísticas não sejam completamente destruídas pela ação de criminosos”, comenta o presidente da GRISTEC, Cyro Buonavoglia. O estudo também apresenta o tamanho dos mercados de gerenciamento de riscos e rastreamento veicular no Brasil. Atualmente, esses setores empregam diretamente cerca de oito mil pessoas. Os colaboradores indiretos correspondem a quatro mil. “Se levarmos em conta que as estruturas trabalham principalmente com tecnologia, área em que o número de funcionários costuma ser reduzido, a quantidade de empregos gerada é expressiva”, explica o diretor responsável pela área de gerenciamento da entidade, Evandro Vaz. As empresas envolvidas no segmento correspondem aproximadamente a 300 empresas, que contemplam atualmente 100 lojas próprias e duas mil lojas credenciadas no País.   O número de clientes gira em torno de 740 mil, e 2,3 milhões de veículos possuam sistemas de monitoramento e rastreamento, o que representa apenas 5% do total de veículos que hoje circulam o Brasil. Leia Mais

  • 31/03/2014

    Motoristas avaliaram condições de saúde e objetivo da ação é trazer mais qualidade de vida e segurança no trânsito.     Em todo o país, mais de três mil caminhoneiros tiveram a rotina de trabalho alterada, nessa terça e quarta-feira (19/03), por um bom motivo. Eles participaram da primeira etapa de 2014 do Comandos de Saúde nas Rodovias, trabalho realizado por meio de uma parceria entre o Sest Senat e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para garantir mais segurança nas estradas, os motoristas foram orientados sobre a importância de cuidados básicos com a saúde.       Em Brasília, por exemplo, a blitz foi realizada no km 18 da BR-070, onde a meta de atendimento era de 120 de caminhoneiros. Reginaldo Rodrigues Pereira, 32 anos, era um deles. Autônomo e morador de Luziânia (GO), ele participou pela segunda vez do Comandos de Saúde. “Quando vi que se tratava de mais uma blitz do Comandos, parei na hora. É importante separarmos este tempo para cuidar da saúde, fazer exames”, conta o motorista.   Rodrigues passou por uma série de exames e avaliações. Mediu, por exemplo, se os índice de glicose, triglicerídeos e colesterol estão em taxas normais. Também aferiu a pressão arterial e verificou a acuidade visual e auditiva. Outro ponto importante: tomou a segunda dose da vacina contra a Hepatite B – a primeira foi administrada na outra etapa do Comandos, em novembro de 2013. Outras vacinas estavam disponíveis – tétano, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e febre amarela.     O Comandos de Saúde é muito importante porque, com a parceria da PRF de do DER [Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, alcançamos o nosso público-alvo”, explica o coordenador de Promoção Social do Sest Senat de Brasília, Paulo Cabral. Segundo ele, o evento é vital para dar visibilidade ao trabalho do Sest Senat e mostrar que a entidade está à disposição dos motoristas com ações a favor da qualidade de vida dos trabalhadores em transporte.   O chefe de Comunicação Social da PRF, Inspetor Bomfim, estava satisfeito com a adesão dos caminhoneiros ao evento. “Vamos atingir a meta de atendimentos com tranquilidade. Nossa ideia é o trabalho preventivo porque os homens dificilmente procuram médicos para cuidar da saúde. Quando têm tempo livre, escolhem ficar com a família. Queremos que isso se reflita em um trânsito mais seguro e em mais qualidade de vida para todos”, destacou à Agência CNT de Notícias.   José Luiz Rodrigues de Macedo, 45 anos, morador de Brasília, também aprovou a iniciativa. Há cinco anos atuando como motorista de caminhão, ele ainda não conhecia o trabalho desenvolvido pelo Comandos de Saúde. “Tomarei todas as vacinas recomendadas e vou seguir as dicas dos médicos, para ter hábitos e uma alimentação mais saudável. A nossa saúde é muito importante, vale mais que tudo”, disse.   Macedo foi orientado pela equipe coordenada pela médica Elienai de Alencar Meneses, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Distrito Federal (Cerest-DF). “A maioria dos caminhoneiros não tem tempo para cuidar da saúde. Muitos acham que é normal viver nesse ritmo acelerado de vida, o que pode causar invalidez e aposentadoria precoce. Por isso a nossa conversa com eles é importante, o objetivo é fazer um trânsito mais seguro e evitar acidentes”, explica Elienai.   Próximas edições As próximas edições do Comandos de Saúde, em 2014, serão realizadas nos dias 16 de abril, 29 de outubro e 26 de novembro. Em 2013, 12.234 profissionais foram atendidos nas quatro edições do evento. Desde o lançamento do projeto, em 2006, mais de 79 mil motoristas participaram da ação. Leia Mais

  • 26/03/2014

    Sondagem Econômica aponta que 94,8% dos empresários do setor desconhecem o volume aplicado no ano passado.     Em 2013, dos R$ 15,4 bilhões que o governo federal autorizou para investimento em transporte, R$ 10,4 bilhões foram pagos, incluindo restos a pagar de anos anteriores. Isso significa que aproximadamente 32% dos recursos disponíveis não foram investidos no ano passado, segundo a Sondagem Econômica, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) nesta segunda-feira (24). De acordo com a pesquisa, que ouviu mais de 500 empresários do transporte de passageiros e de cargas, 94,8% deles desconheciam o volume de recursos. Apesar de a Lei da Transparência garantir acesso a esse tipo de informação, a complexidade para se conseguir os dados e a demora na divulgação das informações são os principais fatores para a informação. R$ 15,7 bi estão autorizados para 2014 De acordo com dados do Siga Brasil, portal do Senado que compila dados do Orçamento Federal, estão autorizados R$ 15,7 bilhões para investimento em infraestrutura de transportes em 2014. No entanto, 95,3% dos empresários do setor ouvidos pela Sondagem Econômica desconheciam o volume. Ao serem informados do montante, 89,3% disseram não acreditar na capacidade do Governo Federal de realizar integralmente os investimentos até o final do ano. A falta de planejamento é, para seis em cada dez empresários, o principal motivo para isso. Conforme a Sondagem Econômica, outros fatores também devem afetar a capacidade de gestão dos recursos e impactarão na realização das obras de transporte em 2014: eleições, Copa do Mundo e realocação de recursos do transporte para outras áreas de interesse do Governo Federal. Na avaliação da maior parte dos empresários, para desenvolver o setor de transportes é preciso que os recursos destinados ao setor sejam efetivamente implementados na área, além da redução da carga tributária e da burocracia. “Ressalte-se que algumas das medidas necessárias para dinamizar o setor não necessitam de grandes desembolsos por parte do ente público e nem dependem de um longo prazo de implementação”, destaca a Sondagem. Para 41,7% dos transportadores rodoviários, a medida fundamental para o segmento é melhorar a qualidade das rodovias. Outros 26,9% citam a redução da carga tributária e 10% a desoneração do combustível. Outros 21,4% acham que outras medidas são necessárias. No caso do aquaviário, 28,3% dos empresários pedem menos burocracia para operar nos portos e terminais; 24,5% citam a redução da carga tributária e a melhoria na acessibilidade para os portos é mais relevante para 17%. Por fim, entre os transportadores ferroviários, 80% reivindicam a aplicação dos recursos provenientes dos arrendamentos pagos pelas concessionárias no próprio setor e 20% melhoria na acessibilidade aos portos. A gestão de concessionárias na infraestruturas de transporte é vista com bons olhos por oito em cada dez empresários do setor. Eles acreditam que o investimento realizado e a operação pela iniciativa privada é uma forma eficiente de viabilizar as intervenções necessárias para o setor.   FONTE: Agência CNT de Notícias Leia Mais

  • 26/03/2014

    Segundo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), mudança valerá a partir do dia 1º de abril   O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), por meio de publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (25/3), anunciou que novos PMPFs (Preços Médios Ponderados ao Consumidor Final) serão aplicados a partir do dia 1º de abril em 14 unidades federativas. Sendo assim, a mudança dos preços praticados será em: Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal. De acordo com o texto publicado, os novos valores serão utilizados para cobrança do consumidor final. O PMPF serve de base para o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) feito pelas refinarias. A tabela traz preços de referência para combustíveis como gasolina, querosene de aviação, etanol, gás natural veicular, gás natural industrial, óleo combustível, diesel e gás de cozinha.     FONTE: Portal Transporta Brasil     Leia Mais

  • 26/03/2014

    Objetivo da medida é garantir o abastecimento de alimentos, combustíveis e medicamentos à população acreana.     Nos últimos dias, a cheia do Rio Madeira afeta estados da Região Norte do país, principalmente o Acre. Trechos da BR-364, única ligação por via terrestre entre o estado e o restante do Brasil, estão interditados e a população sofre com o desabastecimento de produtos. Para evitar mais transtornos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou um regime especial de tráfego de caminhões entre o Acre e o Peru. Segundo a Agência, está decretado, durante 90 dias, em razão da situação de emergência, a Autorização de Viagem em Caráter Ocasional. A medida determina que as empresas e cooperativas de transporte de cargas sediadas no Acre possam realizar o transporte internacional de produtos essenciais – alimentos e combustível, por exemplo - com tráfego por fronteira comum. Isto significa menos burocracia durante o transporte. As aduanas do Brasil e Peru têm a lista dos veículos autorizados a participar do regime especial. Eles estão liberados de uma série de exigências como preencher documentos – obrigatórios durante o período normal - para informar, por exemplo, tipo da carga e origem e destino do caminhão. A ANTT destaca que o objetivo é diminuir o número de paradas e garantir o envio dos produtos com mais rapidez à população acreana. O último boletim divulgado pelo governo do Acre, até o fechamento desta matéria, informa que a lâmina d’água que cobre trechos da BR-364, próximos ao Acre, chega a 1,5m, às 12h de domingo. Os pontos mais críticos são os situados entre os km 868 e 862. Voos da Força Aérea Brasileira (FAB) transportam hortifrutigranjeiros, medicamentos e trigo para o Acre. Está prevista para a esta quarta-feira (26/03), a chegada de uma balsa da Petrobrás com 4,4 milhões de litros de combustível. No final da semana, também deve chegar ao estado uma balsa da Rede Ipiranga com outros 3,5 milhões de litros. O Departamento de Estradas e Rodagem do Acre (Deracre) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) atuam na construção de um ponto de atracagem para as balsas nos pontos inundados da BR-364.   FONTE: Agência CNT de Notícias Leia Mais

  • 21/03/2014

    Nos próximos três meses, 50 motoristas colombianos devem atuar em empresas de transporte do Paraná.   Dados da Associação Nacional do Transporte de Carga e Logística (NTC&Logística) apontam que o déficit de profissionais para trabalhar no setor de cargas chegue a 100 mil profissionais. Preocupado com a falta de mão de obra qualificada no transporte, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) está recrutando motoristas da Colômbia – dez profissionais já estão atuando no Brasil. “Muitos dutos de petróleo foram instalados da Colômbia e o produto deixou de ser transportado por caminhões, o que deixou mão de obra disponível para o setor rodoviário de cargas. Nós trouxemos um instrutor colombiano para fazer um curso de reciclagem de motoristas em nosso instituto e, quando ele voltou ao país de origem, divulgou a oportunidade entre os colegas”, explica à Agência CNT de Notícias o presidente do Setcepar, Gilberto Cantú.   Segundo Cantú, 50 condutores colombianos devem começar a trabalhar no Brasil nos próximos três meses e mais de 200 currículos foram recebidos. “Nós trocamos a carteira e fazemos todo o processo burocrático para legalizar a situação dos motoristas no país”, destaca. Eles também passam por um treinamento no Setcepar com orientações, por exemplo, sobre direção defensiva, legislação e primeiros socorros, além de aulas práticas com um caminhão na região de Curitiba.   Cantú afirma que a grande demanda por mão de obra de obra – só no Paraná, a estimativa é que faltem cinco mil profissionais – também está ligada à aposentadoria dos motoristas e à falta de interesse dos jovens pela carreira.  “Somos bastante cobrados pelas empresas associadas. Não há uma reposição no quadro de empregados”, explica.   O dirigente do Setcepar garante que as empresas estão satisfeitas com as contratações. “Elas avaliam a iniciativa como positiva. Os transportadores estão investindo em razão da competência e seriedade que os profissionais colombianos estão demonstrando”, afirmou Cantú. De acordo com ele, os motoristas são responsáveis, experientes e, como estão morando em outro país, querem fazer o melhor trabalho possível.   Sest Senat: Atento à necessidade de formar mão de obra qualificada para o transporte rodoviário de cargas, o Sest Senat lançou, no início do fevereiro, o Programa Primeira Habilitação Para o Transporte. O projeto vai oferecer, gratuitamente, a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria B, a 50 mil jovens de baixa renda, com idade entre 18 e 25 anos. As inscrições para participar terminam na sexta-feira (28).   O Sest Senat oferecerá cursos de formação específica tanto para motoristas de ônibus como de caminhão, além de viabilizar a mudança de categoria da CNH (D ou E) dos participantes. “É uma iniciativa de extrema importância. Temos que incentivar os jovens a trabalhar no setor porque está faltando mão de obra, em razão do crescimento da economia. É um projeto que, com certeza, vai trazer excelentes resultados a médio prazo”, avalia Cantú.   Leia Mais

  • 19/03/2014

    "Entenda o e-Social" foi o tema da segunda edição do ano do Café com Juridico, realizado no dia 13 de março, no auditório do SETCERGS.   Com o objetivo de conscientizar os empresários, diretores e gestores de Recursos Humanos sobre a necessidade de uma mudança na cultura das empresas com relação às obrigações trabalhistas e previdenciárias, o evento teve como palestrantes o advogado Fernando Bortolon Massignan, do Escritório Zanella Advogados Associados e o contador e diretor da Escritec Assessoria Empresarial, Diogo Chamun.    "O SETCERGS tem o compromisso de informar às modificações que ocorrem no nosso setor e o e-Social traz uma séries de alterações", declarou o presidente Sérgio Neto, na abertura do Café com Jurídico.  O palestrante Diogo Chamun assinalou que a ideia é semear uma discussão sobre esse tema. "Trata-se de uma nova era nas relações entre empregadores, empregados e governo". Ele definiu o e-Social como uma nova forma de registro dos eventos, por meio de um canal digital único, que gera direitos e obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.  Diogo Chamun reiterou que os objetivos do e-Social são garantir direitos trabalhistas e previdenciários, aprimorar a qualidade das informações da seguridade social e das relações de trabalho, simplificar o cumprimento das obrigações principais e acessórias para a redução de custos e da informalidade.    "O e-Social não traz nenhuma mudança na legislação trabalhista e tributária, mas está trazendo um novo paradigma em termos da cultura das empresas", reiterou o palestrante.  Ao anunciar o cronograma do e-Social, informou que as empresas optantes pelo Lucro Real têm o prazo máximo de até 30 de junho de 2014 para eventos iniciais e trabalhistas e a partir de julho de 2014, para eventos mensais. Já as optantes pelo Lucro Presumido e Simples Nacional, o prazo para eventos iniciais/trabalhistas é até 30 de novembro de 2014 e para eventos mensais, a partir de novembro de 2014.   Leia Mais

  • 19/03/2014

      Valor atingiu US$ 99,34 bilhões entre março de 2013 e fevereiro de 2014.   Nos últimos doze meses, entre março de 2013 e fevereiro de 2014, as exportações do agronegócio alcançaram o montante de US$ 99,34 bilhões, um crescimento de 2,4%. O saldo da balança comercial do agronegócio no período alcançou a marca de US$ 82,2 bilhões (+1,94%).   A soja em grãos foi o principal item negociado, com vendas externas de US$ 23,70 bilhões e 41,2% de incremento sobre os valores do período anterior. Já em quantidade, as vendas aumentaram 42,7%, atingindo 44,65 milhões de toneladas.   O principal destino dos produtos brasileiros continua sendo a China, com a cifra de US$ 23,78 bilhões (+33,5%). Os números demonstram o crescimento da participação chinesa nas exportações do agronegócio brasileiro, que passou de 18,4% para os atuais 23,9%. Apenas no mês de fevereiro, as exportações brasileiras do agronegócio subiram 1,4%, atingindo a cifra de US$ 6,39 bilhões. O saldo comercial dos produtos do agronegócio foi de US$ 5,02 bilhões. Leia Mais

  • 17/02/2014

           O PROGRAMA MOTORISTA PADRÃO que está indo para seu 4º ano é um programa de incentivo à qualidade e produtividade. O Programa tem o objeto de valorizar os motoristas que se destacam, e promover a qualificação dos mesmos com a valorização da sua imagem, por meio de treinamentos e reconhecimento (premiações) pelo empenho durante suas atividades. Assim como promover a melhoria dos índices de desempenho e qualidade sobre o serviço prestado, melhorando assim o resultado das operações e reduzindo os custos. Todos motoristas a serviço da ATRHOL podem participar das avaliações e premiações desde que tenham participado da integração do ano vigente da avaliação. Como é de costume a premiação é feita aos motoristas que atingem a qualidade em todos os critérios de avaliação. O programa leva em consideração sete critérios para avaliar a performance dos motoristas, o percentual atingido na média dos quesitos define a classificação do motorista. Segue abaixo a tabela de critérios:     Detalhamento dos Critérios:   * (NºV) Número mínimo de Viagens Realizadas: Os Transportadores devem ter no mínimo três viagens por mês, as viagens que levarem mais de um mês para retornar a uma das unidades da ATRHOL, serão consideradas como sendo três viagens realizadas no mês.   * (HC) Horário de Carregamento: Os horários combinados na contratação dos veículos para as coletas (janelas de embarques) serão acompanhados, sendo assim se o motorista no período de avaliação tiver cumprido com os horários, terá seu percentual de eficiência melhor em relação à aqueles transportadores que não cumprirem com os horários dos embarques.   * (OC) Organização para Carregamento: A organização, limpeza dos veículos e a apresentação pessoal dos motoristas (uniformizados) na chegada para os carregamentos (coletas) são avaliadas e pontuadas.   * (TT) Transit Time: O tempo acordado na contratação do veículo, entre a coleta até a entrega do produto ao cliente, é monitorado e pontuado.   * (TCAT) Avarias: É de extrema importância a entrega dos produtos coletados nas mesmas condições em que os clientes disponibilizaram para o embarque em suas expedições, sendo assim as avarias causadas no transporte pelo transportador (motorista), serão monitoradas pelo check-list de entrega e pela abertura ou não do Termo de constatação de avaria pelo cliente (TCAT).   * (EDOC) Entrega Documentação: O retorno dos comprovantes de entrega, SPYs e check-lists são de grande importância para empresa, sendo assim este item é considerado nas avaliações.   * (MSG) Envio correto de MSGs / Comunicações: O envio correto dos macros de inicio de viagem e entrega efetuada, são fundamentais para rastreabilidade das cargas para os clientes, sendo assim este item é considerado nas avaliações de desempenho.             No final do período de avaliação a ATRHOL promove uma cerimônia com seus sócios e motoristas para divulgar e entregar os certificados aos motoristas destaques do ano, os mesmos são homenageados e tem seus nomes registrados na planilha de prestadores de serviços certificados, para o transporte em qualquer unidade da ATRHOL. Devido a grande quantidade de motoristas que atingem a classificação de Parceiros (PARTNER), os prêmios são sorteados entre os transportadores (motoristas) que obtiverem essa classificação.  O ciclo de avaliação do “Programa Motorista Padrão” inicia-se no primeiro dia do ano vigente e se encerra no dia 31 de Dezembro do mesmo ano, ao final deste período inicia-se um novo ciclo de avaliação. O Programa avaliou a performance dos motoristas durante o ano de 2013 por meio de critérios definidos pelo programa, no final das avaliações 150 dos motoristas atingiram a pontuação para participarem dos prêmios, representando 8% do total dos motoristas participantes.   CONFIRA ABAIXO A ESCALAÇÃO DOS GANHADORES DO PROGRAMA MOTORISTA PADRÃO:      CONFIRA A LISTA DOS MOTORISTAS QUE SE CLASSIFICARAM COMO MOTORISTA PADRÃO E PARTICIPARAM DO SORTEIO DOS PRÊMIOS:         Leia Mais

  • 13/02/2014

             No dia 12 de fevereiro de 2014 a ATRHOL proporcionou uma manhã de palestras aos seus sócios. O evento aconteceu no Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann no município de Horizontina/RS baseado no Planejamento Estratégico 2020. Jorge Antônio Lanzanova fez a abertura do evento falando para os sócios a programação que será desenvolvida no decorrer do ano 2014. Claudia Schulz apresentou aos sócios o tema: Como estamos preparados para os desafios do Mercado. Após, foi apresentado por Edison Severo Martins o tema Qualidade com foco no PGQP e Júnior Cesar Haas fez uma avaliação sobre a Performance das Operações. Foi feita uma avaliação do Programa Motorista Padrão que está se realizando desde 2011 e está indo para a sua 4ª edição.          Palestra com Cláudia Schulz sobre o tema: "Como estamos preparados para os desafios do Mercado"             O treinamento teve seu encerramento com o sorteio do Programa Motorista Padrão entre os motoristas capacitados de acordo com os critérios e um almoço de confraternização no Restaurante Divina Gula.    CONFIRA ABAIXO A ESCALAÇÃO DOS GANHADORES DO PROGRAMA MOTORISTA PADRÃO:         Sorteio do Programa Motorista Padrão    Premiação do Programa Motorista Padrão     Leia Mais